As Redes Industriais são elementos importantíssimos na Automação Industrial, mas que muitas vezes não recebem a atenção que deveriam nos projetos e na indústria.
O correto dimensionamento e especificação do(s) tipo(s) de redes(s) envolvida(s) na arquitetura da automação, segue com a utilização de cabos, conectores e adaptadores, protocolos e drivers condizentes.
Em seguida vem a correta instalação física (que responde por cerca de 70% dos problemas com comunicação), a correta configuração dos dispositivos e a correta parametrização dos protocolos, drivers, tabelas e dados.
Tudo isso permitirá conectividade, comunicação de alta performance entre servidores e estações de operação, entre CLPs, IHMs, remotas, instrumentos e acionamentos de campo, etc.
O mundo converge finalmente para uma padronização em tipo e protocolo de rede. Ainda não sabemos se isso ocorrerá de fato e quando.
Nós como integradores de sistemas de automação convivemos no dia a dia com as novas tecnologias mas também com muitas que estão instaladas a muitos anos nas fábricas Brasil afora.
Segue imagem com a relação de redes com as quais já trabalhamos.