Faça backup de suas aplicações ou peça ajuda!

Todos nós sabemos da importância da realização de cópia de segurança (backup) de qualquer arquivo que seja importante, principalmente arquivos e aplicações de sistemas de automação.

Um CLP que perde o programa, uma IHM que queimou, uma rede que perdeu o seu scanner, um supervisório que roda num PC que acabou de ser contaminado por vírus ou que está com arquivos corrompidos ou apagados. O que fazemos em um destas situações? Recorremos ao backup, é claro!

Pois bem, e por que na hora H (que é quando uma destas situações acima acontece) descobrimos que “alguém apagou o backup”, “não me lembro onde guardei”, “o pessoal de TI formatou a minha máquina”, “o fornecedor não entregou o backup”, ou algo do gênero?

É nesta hora que uma diferença sutil aparece: ao invés de termos alguns minutos de parada para restabelecer um sistema, temos algumas horas, dias ou até semanas (caso o sistema tenha que ser desenvolvido novamente). E isso obviamente traz enormes prejuízos, seja pelo custo do tempo parado em si, seja pelo custo para restabelecer o sistema. Todos ficam descontentes, pessoas perdem o emprego e a pressão e o estresse imperam.

E isso não vale somente para situações extremas, como uma quebra, uma perda de programa, etc. Sistemas em pleno funcionamento demandam manutenção, implementações de melhorias e ampliações ao longo de sua vida útil. Não dispor de documentação e backup impacta diretamente no tempo que será consumido para realizar tais implementações, e isso corresponde a maiores custos e maiores prazos de entrega.

Cada vez mais temos sistemas automatizados e computadorizados controlando as nossas máquinas, linhas e processos. Não podemos ficar refém de arquivos eletrônicos.

Faça backup: quando puder, como puder e guarde onde puder. E garanta que este não se perca em algum momento.

Se não souber como fazê-lo, se estiver inseguro, se não desejar ou ser o responsável pelo mesmo, entre em contato conosco. Temos soluções para backup local e remoto, sistemas de armazenamento convencional (DVD, HD), servidores, virtual/nuvem, etc.