Conhece “W.A.G.E.S” e “HVAC&R”?

Falamos sobre automação em ETAs e ETEs…não leu? verifica aqui
Mas a área de ‘Utilidades’ nas indústrias é muito mais do que isso.

Conhece “W.A.G.E.S” e “HVAC&R”?

WAGES é sigla em inglês para ‘Water, Air, Gas, Electricity & Steam’ (Água, Ar, Gás, Eletricidade e Vapor), que são grandezas a serem monitoradas e controladas e visam suprir esta demanda dentro dos #processos de fabricação e linhas de produção nas fábricas.

E HVAC&R vem de ‘Heating, Ventilation, Air Conditioning & Refrigeration’ (Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração), associados a controle de climatização nas áreas de #produção, laboratórios, armazéns, etc.

Utilidades compõe a espinha dorsal pois falhas nesta área geram paradas de fábrica, demanda maior que oferta destes insumos param processos, desvios de qualidade causam contaminações em produtos, entre outros.

Os “produtos” deste setor somam na cadeia de custos de produção e a #automação, além do controle pontual de cada grandeza, pode auxiliar na gestão destes custos e integração na #industria40, permitindo sabermos custo de KWh por peça produzida, consumo de vapor por frasco envasado, volume de água por tonelada de alimento, entre outros.

Uma pitada disso? Clica na apresentação.

Deixe um comentário