A grande maioria dos produtos que vemos nos supermercados possuem códigos de barras impressos em suas embalagens. Normalmente os produtos são expostos em unidades nas prateleiras. É comum os produtos serem enviados pelas indústrias aos supermercados em embalagens maiores, caixas fechadas, etc, que comportam quantidades maiores das unidades do produto.
Quando existem várias versões de uma linha de produtos, também existem códigos de barras e rótulos diferentes para cada produto, e assim caixas e embalagens diferentes para armazenamento de cada tipo de produto.
Tomando como exemplo uma indústria que envasa vários produtos diferentes, normalmente uma mesma máquina/linha acaba fabricando produtos diferentes mudando apenas parâmetros,
receitas e formatos da máquina. Após o produto ser envasado o mesmo recebe sua embalagem, e neste momento pode acontecer de embalar um produto com embalagem de outro, ou ocorrer alguma falha na embalagem.
Já o processo final de encaixotamento, em muitas indústrias, é feito manualmente, não existindo assim um controle mais preciso, se o produto correto está sendo colocado na caixa correta. Através da captura automática dos dados dos códigos de barras, os fabricantes podem controlar todo o seu processo produtivo desde a matéria-prima até o produto final.
Rotular os produtos corretamente através de uma relação de receita de produtos/códigos de barra, empacotar o produto na caixa correta, sinalizar casos de ausência e falhas em códigos de barra/embalagem, direcionar produtos diferentes em rotas de paletização, estoques. etc., são tarefas onde a BASE Automação pode auxiliar visando melhoria na linha/processo, prevenção de perdas e falhas que possam chegar ao mercado consumidor.
Praticamente qualquer tipo de negócio ou produto pode beneficiar-se de sistemas de código de barras, minimizando desperdícios, mão de obra manual, problemas de qualidade, etc.