As tecnologias existem mas em muitos casos “não se falam”. Quando isso acontece ninguém melhor que os integradores de sistemas para ‘integrar’, ou seja, colocar um sistema para ‘conversar’ com o outro, seja através de drivers de comunicação, seja através de conversores/gateways, scripts, procedures ou linhas de programação.
Neste caso, o papel do integrador de sistemas foi desempenhado na integração entre uma ferramenta do tipo eProcedure (para instruções eletrônicas de trabalho) e uma ferramenta de relatórios (para geração de relatórios de produção).
O objetivo inicial era eliminar o preenchimento manual dos dados de produção e registrar os parâmetros críticos do processo. Até aí tudo bem.
Mas em seguida surgiu a necessidade de que os relatórios indicassem também as instruções de trabalho lidas e confirmadas pelo operador durante a execução dos lotes de produção. Parece óbvia a necessidade de se indicar instruções de trabalho manuais dentro de um contexto de registros automáticos de produção para ter um único registro/relatório da produção de um lote ao invés de um registro de ações manuais e outro de ações automáticas.
Apesar de serem produtos de um mesmo fabricante, estes não foram concebidos para se comunicar entre si.
Com engenharia de software e determinação de um de nossos profissionais a integração entre ambos foi possível.
Assim, nunca se esqueça, integração é com integrador. Tenha sempre um ao seu lado!