Nós a chamamos de "Intranet", mas ela é muito mais que isso.
É uma ferramenta de gestão operacional através de uma Intranet colaborativa, podendo ser considerada quase um CRM* e um mini ERP**.
Ainda hoje muitos integradores de sistema, pequenos, médios e (pasmem!) grandes integradores não tem sistemas para registros e controles internos das atividades, consultas de relatórios e ferramentas de análise ou o fazem em dezenas de planilhas de Excel, demandando tempo, pessoas, e mesmo assim, trazendo dados imprecisos ou não conseguindo apresentar determinados resultados e informações, seja internamente para os colaboradores, gestores e diretores, seja para clientes e parceiros.
A anos atrás avaliamos várias ferramentas disponíveis no mercado e infelizmente não encontramos uma que se encaixasse para a natureza de negócio ao qual estamos inseridos; optamos por desenvolver internamente, com recurso próprio, e do nosso jeito.
Vários colaboradores deixaram sua marca nas linhas de programa, nas páginas e no banco de dados; alguns positivamente e outros sempre lembrados negativamente..."encontrei mais uma cagad..do pai", "só esta semana lembrei do vô umas cinco vezes" (Obs.: filho, pai, vô era como alguns programadores era carinhosamente, ou não, chamados aqui).
Bem, a Intranet da Base completou 10 anos e já consumimos internamente quase 17mil horas de trabalho implementando novas funcionalidades (ou corrigindo erros de alguns "experts").
Foi e tem sido uma experiência fantástica ver onde tudo começou e em que ponto ela está agora.
No vídeo, uma pincelada rápida dos bastidores, ou seja, o ambiente de criação da nossa plataforma.
* CRM - "Customer Relationship Management" ou Gestão de Relacionamento com o Cliente
** ERP - "Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa